UNIBES | OUTLIERS SCHOOL. Inovação na prática. Co-desenhando os processos, produtos e serviços do futuro. Hugo Pardo Kuklinski + Alexandre Moschella.

Palestra gratuita / 07 de agosto, das 19h às 20h30 / Inscreva-se

• Workshop de Cocriação 18 hs / 10, 11 e 12 de agosto, das 10h às 17h30 / VALOR: R$ 550,00 / Inscreva-se


A Unibes Cultural, que busca uma agenda inovadora em empreendedorismo e economia criativa, sai na frente ao trazer como parceiro a Outliers School, um dos grupos de maior prestígio da Iberoamérica na aplicação do design thinking – abordagem de solução de problemas de forma coletiva e colaborativa. O grupo atua na cocriação de produtos e serviços inovadores em educação, comunicação e cultura digital, áreas em constante evolução e desenvolvimento, e também na facilitação de processos de inovação para a solução dos mais diversos desafios enfrentados por empreendedores, empresas e demais organizações privadas e públicas.

Atuando em países como Espanha, Itália, Colômbia, Argentina, Peru, Equador, México, Uruguai e Brasil, a Outliers School tem uma abordagem essencialmente prática que torna possível encontrar, em laboratórios ágeis em grupo, soluções inovadoras em relação às práticas atuais institucionais, de baixo custo de implementação e de execução rápida, pensadas ​​para early adopters (a primeira onda de usuários e/ou beneficiários).

Hugo Pardo Kuklinski / Fundador e diretor-geral da Outliers School, Kuklinski é também fundador do CampusMovil.net (2007-2011), Doutor em Comunicação pela Universitat Autònoma de Barcelona, Visiting Professor, HCI Group Stanford University (2007/2009), é autor de “Opportunity Valley”, “Lecciones aún no aprendidas de treinta años de contracultura digital” (2014), “Geekonomía. Un radar para producir en el postdigitalismo” (2010) e “Planeta Web 2.0. Inteligencia colectiva o medios fast food” (2007). Residente em Barcelona, produz digitalismo.com.

Alexandre Moschella / Sócio regional no Brasil da Outliers School, o jornalista e executivo de comunicação paulistano tem passagem pelos principais veículos de imprensa brasileiros e experiência no mundo corporativo nacional e multinacional, entidades culturais e do Terceiro Setor. Formado em Comunicação (PUC-SP) e Música (FASM-SP), é especializado em Gestão de Projetos (Harvard Business School) e Facilitação em Design Thinking (ECHOS Laboratório de Inovação). Comunicador e criador multidisciplinar, Moschella articula e lidera projetos de comunicação, editoriais e culturais para empresas, veículos de imprensa e organizações culturais, sociais e educacionais, entre outras atividades.

Palestra gratuita A organização-lab: Como parar de “brincar de Inovar”. 07 de agosto, das 19h às 20h30. UNIBES Cultural. Inscreva-se


A inédita residência da Oultiers School na Unibes Cultural será inaugurada em 7 de agosto, às 19h, por palestra e bate-papo com o fundador da Outliers School, Hugo Pardo Kuklinski, residente na Espanha, com participação do jornalista Alexandre Moschella, sócio do grupo no Brasil.

A apresentação gratuita, dirigida a comunicadores, educadores, jornalistas, empreendedores, gestores corporativos, startups de base digital e demais interessados, trata das lições de 30 anos de contracultura digital. Aborda de uma maneira prática conceitos como inovação transversal, escalável e com o engajamento de tomadores de decisão, tendo a cocriação como o principal veículo.

Na pauta, estão temas contemporâneos como a comunicação digital, os desafios do empreendedorismo, o intraempreendedorismo (no ambiente corporativo), as mudanças no mundo do trabalho, o empoderamento dos colaboradores como verdadeiros fundadores das empresas, a cultura do compartilhamento da inovação e a necessidade da reinvenção constante.

Workshop de Cocriação – Inovando na prática. 10, 11 e 12 de agosto, das 10h às 17h30. VALOR: R$ 550,00. Inscreva-se


Nos dias 10, 11 e 12 de agosto acontecerá um workshop na Unibes Cultural voltado a comunicadores, educadores, gestores corporativos, jornalistas, empreendedores, startups de base digital e demais interessados na cultura da inovação e da cocriação.

Os participantes vivenciarão o conceito, a abordagem e as diversas ferramentas para facilitar e gerenciar processos de inovação que utilizam o design thinking. Serão trabalhados projetos reais, partindo de três desafios específicos escolhidos pelos alunos.

O workshop seguirá a abordagem adotada na Outliers School. O processo, desde a definição do desafio até a prototipagem de produtos e serviços, terá cinco fases:

1. Definição do problema a ser resolvido (as equipes sempre trabalham sobre problemas concretos) e estudo de boas práticas (benchmarking). 2. Divergência-Emergência (geração de ideias). 3. Convergência (seleção das melhores ideias). 4. Prototipagem de ideias integrando todos os stakeholders (partes interessadas). 5. Apresentação do protótipo ou a arte do projeto de lançamento.

Com a iniciativa, a Unibes Cultural e a Outliers School promovem reflexão e prática no desenvolvimento de habilidades para que empreendedores, empresas e demais organizações encontrem inspiração, respaldo teórico e ferramentas para colocar em prática, no dia a dia, os conceitos da inovação, abrindo novos caminhos para o sucesso.


A inédita residência da Oultiers School na Unibes Cultural foi inaugurada em 7 de agosto, por palestra e bate-papo com o fundador da Outliers School, Hugo Pardo Kuklinski, com participação do jornalista Alexandre Moschella.